CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 20/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO COMUNICADO LPG - Prorrogação de Prazo
#Cultura 06/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Resultado Final - Lei Paulo Gustavo 2023

Divulgação do RESULTADO FINAL DOS PROJETOS INSCRITOS E SELECIONADOS, após a análise do mérito cultural e da INTERPOSIÇÃO DOS RECURSOS, nos Editais 001/2023 (Audiovisual) e Edital 002/2023 (Demais áreas culturais).

#Cultura 01/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo - Resultado Preliminar

PARA CONSULTAR CLIQUE NO LINK ABAIXO

#Cultura 28/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo: Comunicado de adiamento
#Cultura 06/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO EDITAIS LEI PAULO GUSTAVO - ALAGOA GRANDE/PB

Edital 01 - Audiovisual: Edital 02 - Demais áreas culturais:

#Cultura 23/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Convite Conferência Municipal de Cultura

A Secretaria da Cultura e Turismo de Alagoa Grande convida todos os agentes culturais e à população em geral do município para participar deste importante momento, que tem como principal propósito fomentar a discussão nos diversos segmentos culturais que enriquecem nossa localidade.

Participe do debate e contribua para o desenvolvimento cultural de nossa Alagoa Grande.

Data: 25 de outubro

Horário: A partir das 15:00h

Local: Auditório da Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal de Alagoa Grande

Secretaria da Cultura e Turismo

#Cultura 03/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO LEI PAULO GUSTAVO: Plano de Ação enviado pela Prefeitura de Alagoa Grande é aprovado pelo Ministério da Cultura

O Ministério da Cultura aprovou o Plano de Ação da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, referente a execução da Lei Paulo Gustavo. A aprovação deu-se na tarde desta segunda-feira (03 de julho). A Lei 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, deverá fazer um repasse de mais de 270 mil reais para o setor cultural do município.

O valor total aprovado será de R$ 270.256,09 conforme informações da Secretaria da Cultura e Turismo. Desse valor, cerca de 71% serão destinados, obrigatoriamente, para quem atua no setor do Audiovisual. O restante, em torno de R$ 75 mil, vai para as demais áreas culturais desenvolvidas no município.

A elaboração do Plano de Ação deu-se a partir de três reuniões (plenárias) realizadas pela Secretaria da Cultura, onde houve vários debates com a classe artística, visando definir a melhor aplicação dos recursos.

Em paralelo, também já foi aprovado o Projeto de Lei que autoriza a suplementação de recursos, etapa obrigatória na execução da Lei Paulo Gustavo. Com isso, o município irá aguardar o repasse do recurso, para seguir com as demais etapas do processo.

O Secretário da Cultura e Turismo de Alagoa Grande, Marcelo Félix, disse que a partir de agora será agendada outro encontro, para definir as modalidades e valores para elaboração dos Editais.

#Cultura 16/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Alagoa Grande realiza plenária com artistas para tratar da aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria da Cultura e Turismo de Alagoa Grande realizou nesta terça-feira (16/05) no auditório da Prefeitura Municipal, para debater a aplicação dos recursos da Lei Emergencial Paulo Gustavo, que deverá destinar mais de 270 mil reais para o audiovisual e diversas atividades culturais desenvolvidas no município.

O encontro (realizado a tarde e a noite, para uma maior participação popular) foi coordenado pelo Secretário Marcelo Félix e pelo Secretário Adjunto Rivaildo Santos. Teve uma boa presença de público, que ouviram os informes, debateram e sugeriram propostas.

O Secretário Marcelo Félix informou que outras reuniões serão marcadas, visando um maior debate sobre como os recursos deverão ser aplicados e informou que município deverá cadastrar o seu plano de ação até o final de maio.

Ele também informou que em breve todas as informações poderão ser acessadas no Portal do município, visando uma maior transparência no processo.

ASCOM

#Cultura 16/05/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Curso de Formação em Cidadania Quilombola

O Curso de "Formação em Cidadania Quilombola" do Projeto Oduduwá será realizado no auditório da secretaria de Agricultura, localizada no conjunto Agnaldo Veloso Borges no Município de Alagoa Grande, nos dias 23 e 24 de maio de 2022, presencialmente, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas; e no dia 25de maio de 2022, de forma híbrida, das 8 às 12 horas. O Projeto, em parceria com o PNUD, MMFDH e Prefeitura de Alagoa Grande, será executado pela Casa De Cultura Ilê Asé D'Osoguiã/CCIAO, e tem como objetivo a construção coletiva de um "Plano Estratégico para Fortalecimento da Cidadania de Povos e Comunidades Tradicionais Quilombolas", aqui, especificamente, voltado para a Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos. O curso será de 25 horas. Serão 20 vagas para a Gestão Municipal. Segue o link de inscrição: https://bit.ly/oduduwa-alagoa-grande

#Cultura 04/11/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO EDITAL CULTURAL CLARISSE MARQUES COUTINHO (PASSINHA) DE CREDENCIAMENTO DE PROPOSTAS CULTURAIS E ARTÍSTICAS PARA APRESENT

Decreto: Resultado Final: Comunicado: Lista Preliminar de Inscritos: Declaração de Recebimento: Modelo de Declaração: Formulário de Inscrição: Edital: EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARTISTAS, PARA EXECUÇÃO (APRESENTAÇÃO E/OU EXIBIÇÃO) DE PROJETOS CULTURAIS NA CIDADE DE ALAGOA GRANDE, PARAÍBA, EM CONFORMIDADE COM A LEI FEDERAL 14.017/2021 (LEI ALDIR BLANC), DE 29 DE JUNHO DE […]

#Cultura 20/10/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Flora, a mãe do rei - curta metragem é rodado no município de Alagoa Grande

CURTA METRAGEM "Flora, a mãe do rei"

A força feminina de uma jovem mulher, pobre, nordestina, negra e que usa a música como principal amuleto para construção familiar e social. É nesse universo musical que Flora está inserida. Seu nome, sua história e determinação deixam um legado importante para todos e, principalmente para seus filhos. Flora é inspiração atemporal, representatividade e movimento; é cultura popular nordestina, é voz que precisa ser ouvida.

Sobre o filme: "Flora, a mãe do rei" conta a história de Flora Mourão, esposa, mãe e artista conceituada em sua época, a qual representa a força feminina de uma jovem mulher negra, que usa a música como instrumento de construção familiar e social. É nesse meio musical vivenciado pela personagem que a cultura popular nordestina se mostra presente em seus diversos aspectos, através da oralidade, dos costumes e tradições, das cores e texturas típicas do local.

Será narrado o cotidiano de uma família simples, porém rica em emoções, mostrando a luta pela sobrevivência em um período de extrema pobreza.

A musicalidade se faz presente como trilha do filme, pois a personagem principal é uma Coquista, que além de puxar o coro nas rodas de coco, dança e toca instrumentos de percussão. O ritmo do "coco" estará presente como forma identitária da personagem e do próprio enredo, pois se trata de uma adaptação livre de uma história real.

O curta-metragem é inspirado na iniciação musical de Jackson do Pandeiro, num nuance histórico pouco explorado, tendo em vista que, Jackson do Pandeiro, filho ilustre da cidade de Alagoa Grande, teve a influência de sua genitora, Flora Mourão, em sua vida musical.

Através do olhar feminino e materno, a vida simples dessa família é apresentada ao espectador. Nessa ótica, a mãe-professora, que, por instinto, entendeu cedo a vocação predestinada para o filho: a alta performance rítmica enquanto cantor e musicista.

O filme será rodado na zona rural do município de Alagoa Grande, cenário verídico das personagens a serem retratadas. Esse projeto também colabora com a exploração turística já frequente na região e dará ênfase a um aspecto histórico curioso, mas pouco abordado.

Sobre as locações: Alagoa Grande será a cidade cenário para o filme. Terra de mulheres fortes e de nomes da cultura popular nordestina, é um município símbolo de luta e resistência que precisa ser lembrado. A vida de Flora Mourão é referência para diversas mulheres no mundo inteiro, mesmo as que ainda não a conhece. Mulheres que enfrentam obstáculos diários para conseguir o sustento do lar e dos seus filhos, mulheres que passam despercebidas pela sociedade em geral e que sonham com um mundo mais justo e igualitário.

Falar de Flora é mostrar ao espectador que por trás de um grande artista, existe uma mulher que cumpriu seu legado de mãe e educadora com maestria.

Com base em documentos históricos pesquisados em livros, sites e no memorial exclusivo ao musicista Jackson do Pandeiro, que existe no município, nota-se uma carência de informações sobre Flora, que reforça a necessidade e urgência de apresentá-la a sociedade como um todo, mostrando sua trajetória de luta, a fim de homenageá-la e inspirar tantas outras Floras que existem no mundo.

O curta metragem vai fomentar a cultura local, revelando novos talentos, ampliando os conhecimentos e levando cinema para quem menos tem acesso. O projeto ainda conta com profissionais da área do audiovisual que já possuem trabalhos reconhecidos e premiados, destacando que alguns são naturais de Alagoa Grande, que mesmo morando em outras cidades, tão bem representam o município. A proposta é pioneira na cidade nesse segmento artístico e enquanto resgate histórico, contando de forma inédita, o contexto de iniciação musical de Jackson do Pandeiro.

Curta: Flora, a mãe do rei.

Roteiro e Direção: Geóstenys Melo (estreando como Roteirista e Direção de cinema)

Assistente de Direção: Fabiana Melo

Diretor de Fotografia: João Carlos Beltrão

Preparação de Elenco: José Maciel

Direção de Arte: Nelson alexandre

Figurinos: Sanzia Márcia

Maquiagem: Willames Muniz

Continuista: Cristiane Fragoso

Produção Executiva: Carol Torquato

Diretora de Produção: Tamyres Dysa

Onde: Será gravado na cidade de Alagoa Grande.

Quando: 18 a 22 de outubro de 2021.

Instagram: @floraamaedorei

Informações:

Regina Nóbrega: (83) 99334-5033

Tamyres Dysa: (83) 99648-5768

Samara Dayse: (83) 99910-8925

Leda Croft: (83) 99317-4380

Igor Fabrício: (83) 99942-8648

#Cultura 07/12/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Edital de Chamamento Público - Lei Aldir Blanc

EDITAL COMPLEMENTAR - INSCRIÇÕES HABILITADAS: EDITAL COMPLEMENTAR: INSCRIÇÕES HABILITADAS: ESPAÇOS CULTURAIS: FORMULÁRIO: RETIFICAÇÃO: EDITAL:

#Cultura 07/07/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO CADASTRO CULTURAL (ARTISTAS, TÉCNICOS, EMPRESAS E ESPAÇOS CULTURAIS) COM ATUAÇÃO EM ALAGOA GRANDE (PB)
www.alagoagrande.pb.gov.br
Emitido dia 19/05/2024 às 19:33:27